segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Desrespeito é Hipocrisia, vestidinho é opção!


"No anúncio publicitário, entitulado ' A educação se faz com atitude e não com complacência' (Digo eu: Sim, sim, nada mais complacente do que expulsar o vestido e suspender os bravos alunos que lutaram arduamente pelo seu direito de.. de que mesmo)a universidade diz que tomou a decisão após uma sindicância interna constatar que a aluna teve uma postura incompatível com o ambiente da universidade, frequentando as dependências da unidade em trajes inadequados (digo eu: Onde essas adequações estavam colocadas de forma que Geisy e os outros alunos pudessem ter acesso e conhecimento). Para a Uniban, Geisy provocou os colegas ao fazer um percurso maior que o habitual (Digo eu: Hã, como, ela foi expulsa pq fez um percurso maior do que o habitual, na faculdade que ela paga mensalmente. Que ela andasse todo o pátio antes de entrar na sala pra exibir as pernas ou vestidinho ou até pra não subir a escadaria de salto, que é meio incômodo aliás, nem isso, nem nada é motivo), desrespeitando princípios éticos, a dignidade acadêmica e a moralidade."
(fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,uniban-expulsa-aluna-assediada-por-usar-vestido-curto-em-aula,462814,0.htm)

Como todo mundo já cansa de saber, e cansa mesmo, rolou por ai fazem algumas semanas a coisa toda da menina "despudorada" que foi pra faculdade mostrando mais do que (achavam que ela) devia. Partindo do principio que: Respeito é ótimo e todos nós gostamos, ela só é mais uma mulher/ menina/ senhora que usa trajes pouco comportados e provoca intencional ou não intencionalmente (já que isso é o de menos) à homens, mulheres, crianças e a todos que se sentem ofendidos ou atraídos (questão de critérios de análise).
O bom dessa situação é que grande maioria das pessoas (que eu conheço) por mais conservadoras que sejam, concordam que foi uma atitude extrema do alunal fazer o que fez com a "menina". Devem sim ser punidos por desrespeito ao livre arbítrio, podem sim recorrer à punição alegando liberdade de expressão, maaaaas, ser chamada de "puta" por centenas ou milhares de pessoas em "praça pública" é bem menos sofrido, do que ser "punido" por deferir o xingamento, mas a questão nem é essa. Sobre os alunos, todos já entenderam, discordaram, e puniram com palavras, gestos, atitudes ou sei lá mais o que que tem acontecido com esse pessoal.
Dai, ontem recebi a notícia de que a Instituição cometeu a infâmia de expulsar a aluna ofendida!!! Hã...
Sim, tem sim, tem muita coisa errada no Brasil.
Que ela fosse de fato "puta" como foi chamada, ALUNOS DE NENHUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, SEJA: INFANTIL, MÉDIO, SUPERIOR OU FUNDAMENTAL, RECEBE O ESTATUTO NO PRIMEIRO DIA DE AULA, NEM TEM ACESSO A ELE! Sim! Precisamos é claro, contar com o bom senso, mas se todos o tivéssemos. Ah! O mundo definitivamente não seria esse, e todos sabem disso. Uma faculdade é um local adulto, regido por pessoas que devem no mínimo do mínimo ter esclarecimento suficiente, pra saber lidar com esse tipo de situação, sem tomar essa medida extremista, antiga e preconceituosa. Se a aluna decidiu ir a faculdade com uma saia minúscula (desde é claro que não seja atentado ao pudor) PA CI ÊN CIA, a vida é assim, as instituições tem a opção de implementar a obrigação do uniforme, não vai pegar, mas eles podem. Ou, ler o: "estatuto da sainha" todos os dias no pátio seguido do Hino Nacional e 12 Pai Nosso, pra libertar a alma, de quem ousou pensar em colocar um shortinho um pouco mais cavado para se dirigir à Sacro Santa Faculdade! Ou também (e eu acho que a medida mais simples, correta e coerente) impor como regra que não se deve entrar com roupas curtas, sem camisa, fumando, de agarramento, usando drogas, matando aulas, não pagando as mensalidades ou cometendo qualquer outro tipo de "subversão" ou desrespeito a "instituição" ou a qualquer um de seus frequentadores. Mas expulsar! Absurdo mór! Seria uma atitude aceitável em 1920 talvez, mas em 2009! Essa menina poderia por exemplo: ter sido convidada a direção, e ouvir um pedido educado seguido de toda uma explicação simples sobre os mil porquês seria mais interessante que ela tomasse um pouco mais de cuidado na escolha do figurino para ir até a faculdade, e pós isso, serem oficialmente impostas regras sobre isso e sobre os outros acontecimentos que certamente existem dentro da "instituição". Mas a hipocrisia é maior, a pressão dos pais dos outros alunos é maior ainda, a grana que esses "outros" pagam à faculdade naturalmente gera uma receita muitissimo maior do que só a mensalidade da "desnuda" gera mensalmente. E os "buchas" preferiram é óbvio (Oi Brasiiil!) se livrar do problema em nome da ética, da moral e do "bolso deles" é claro.
Dai quando eu digo que me envergonho de ser Brasileira quando vejo esse tipo de coisa, querem me fazer engolir olimpíadas enquanto grande parte da população não tem nem feijão pra engolir.

E Geisy que aproveite o embalo, saia logo na Playboy e resolva parte da vida.

(desculpem a falta de interrogação, meu teclado esta ruim, rs)



Nenhum comentário: